Painéis Funarte de Regência Coral 2011

Os Painéis Funarte de Regência Coral prolongam uma extraordinária atuação do então Instituto Nacional de Música, da Funarte, que, a partir de 1979, sob a direção de Elza Lakschevitz, iniciou um trabalho pioneiro de expansão e de aperfeiçoamento da prática coral em todo o Brasil, mediante a realização de cursos, concursos e edições de partituras.

Desde o início, foi esse trabalho foi realizado com a colaboração de órgãos públicos e privados nas várias regiões do país. Essa tradição se mantém com a edição 2011 dos Painéis, que oferecem cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical. Durante seis dias, os participantes, que podem ser coralistas ou regentes corais, receberão aulas práticas e teóricas pela manhã e pela tarde; as noites serão reservadas para apresentações e atividades diversas.

Embora sediados em cidades determinadas, os Painéis estão abertos a participantes das regiões em volta, de forma a propiciar, tanto o aperfeiçoamento da prática coral e o enriquecimento de repertórios, como o contato entre grupos de diferentes localidades. Neste ano, os Painéis serão realizados em Campo Grande/MS, Vassouras/RJ e Quixadá/CE, com o concurso de renomados especialistas de várias regiões do Brasil, sob a orientação pedagógica de Eduardo Lakschevitz e coordenação do Centro da Música da Funarte.

No Portal Funarte, a seção referente ao Centro da Música traz a página “Projeto Coral”, onde podem ser encontradas partituras corais encomendadas pela Funarte e divulgadas para baixa gratuita, organizadas em três séries:

“Música Coral Brasileira”, com 27 obras de renomados compositores brasileiros, parte do repertório aparecido há 25 anos em edições impressas, e agora apresentada com comentários diversos, texto bilíngüe, transcrição fonética, gravação do texto por locutor brasileiro e, em alguns casos, gravação da própria obra;

“Música para Coro Juvenil” (12 obras) e “Música para Coro Infantil” (10 obras), compostas recentemente por regentes corais voltados para esses tipos de coros; a série juvenil também é acompanhada de gravações das obras.

Esta entrada foi publicada em Painéis de Regência Coral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *